domingo, 11 de dezembro de 2011

Projeto Jornal na Sala de Aula

Justificativa
Este projeto tem como propósito estimular o prazer da leitura, o trabalho com ela deve ser uma prática constante, tanto no ambiente escolar quanto fora dele. O uso do jornal em sala de aula indica um novo contorno do pensar e agir por meio da leitura e manipulação do jornal na escola com resultados admiráveis positivos. O jornal oferece ao aluno a possibilidade de entrar em contato com diferentes gêneros de texto. Ele pode ser utilizado em todos os níveis escolares. O costume da leitura de jornais em sala de aula enriquece a capacidade de entendimento do aluno,principalmente ao acréscimo e ampliação do vocabulário. Uma aprendizagem é significativa quando correspondem as reais necessidades e interesses dos alunos. De acordo com os PCN( Língua Portuguesa, 1997: 54), para formar um leitor competente é preciso:

(...) formar alguém que compreenda o que lê; que possa aprender a ler também o que não está escrito, identificando elementos implícitos; que estabeleça relações entre o texto que lê e outros já lidos, que saiba que vários sentidos podem ser atribuídos a um texto; que consiga justificar e validar a sua leitura a partir da localização de elementos discursivos. O presente projeto tem como produto final a apresentação dos trabalhos realizados onde cada aluno terá seu portfólio e um jornal mural que será  confeccionado durante o projeto, pois esse favorece o desenvolvimento da consciência da cidadania e do trabalho interdisciplinar e da socialização.

Objetivo geral
Desenvolver no aluno o gosto pela leitura a aprofundamento e compreensão.

Objetivos específicos
·         Trabalhar a capacidade criativa do aluno;
·         Observar e refletir sobre o mundo a sua volta e sobre os acontecimentos da atualidade;
·         Promover a utilização do jornal como veículo de formação de cidadania;
·         Proporcionar contato com jornais variados;
·         Conhecer o processo de produção de jornal;
·         Elaborar o jornal mural, trabalhando com o jornal na sala selecionando notícias atuais;
·         Promover a leitura entre os membros das   famílias dos alunos, bem como os funcionários da escola;
·         Exercitar a escrita e estimular a imaginação dos alunos;
·         Diferenciar os diversos tipos de caderno do jornal;
·         Trabalhar a capacidade da escrita;
·         Identificar classificados, reconhecendo sua função;
·         Refletir sobre a linguagem dos textos;
·         Elabora anúncios;
·         Refletir sobre as questões ortográficas.

Conteúdos curriculares
Conceituais
Oralidade  
·         Reconto de notícias

Leitura
·         Interpretação
·         Leitura de jornal na internet

Escrita
Produção de texto coletivo e individual;
  • Pontuação;
  • Reescrita de texto;
  • Revisão de texto.
Procedimentais
Combinação e seleção de estratégias de leitura, de acordo com as necessidades textuais;
  • Ortografia;
  • Uso da sala de outro professor;
  • Uso de dicionário para resolver dificuldades ortográficas;
Atitudinais
Interesses por ouvir e manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões;
  • Valorização do uso do dicionário;
  • Valorização da pesquisa como fonte de conhecimento e aprendizagem;
  • Autonomia e criticidade crescentes nas produções escritas.
Metodologia
Em primeiro lugar propus o projeto a turma explicando seus objetivos. Feito isso, solicitei sugestões de como trabalhar o jornal impresso, o que eles gostariam de saber, promovendo também uma discussão a respeito do que eles já conheciam desse meio de comunicação de modo que o desenvolvimento do projeto tomasse seu rumo a partir do nível de compreensão dos alunos, ou seja, das questões que o próprio grupo possa colocar. Daí então comecei a buscar as atividades adequadas a necessidades e interesse da turma. Fiz uma pesquisa para saber quem inventou o jornal e em que ano foi publicado o primeiro jornal, pois este projeto será voltado para esse tema.

Após feito isso, fiz uma reunião de pais explicando o projeto e seus objetivos, disse ainda que eles também iriam participar deste projeto, pois os alunos estariam levando atividades para serem feitas junto com eles ( pais). Nesse momento os pais disseram que é de suma importância a participação da família. Aproveitei também nessa mesma reunião e pedi aos pais autorização para que pudéssemos fazer uma visita a um meio de comunicação em uma cidade vizinha, e os pais concordaram e até se disponibilizaram a ir também, pois acharam muito boa a ideia e ficaram curiosos em conhecer  também o meio de comunicação.

A partir daí, criei um cronograma com as ações que seriam realizadas durante o projeto, sendo essas baseadas na concepção sócio- interacionista. Em seguida fizemos a abertura do projeto na sala de aula com um café da manhã.

Cronograma

Atividades
Agosto
Setembro
Outubro

Levantamento prévio sobre o assunto
X
Proposta do projeto para a turma
X











Reunião de pais
X











Confecção do mural para as notícias

X










Pesquisa na família

X










Ficha de acompanhamento na família


X









Atividades diversificadas de leitura e escrita


X
X
X
X
X
X
X



Socialização do jornal com a família



X
X
X
X
X
X



Visita a um meio de comunicação






X





Momento da leitura interagindo com outras turmas da escola



X

X






Notícias no mural

X
X
X
X
X
X
X
X
X


Avaliação das ações desenvolvidas no projeto



X



X

X


Leitura de jornal na internet
( sala de computação)



X
X
X

X




Criação de jornal com noticias da escola



X



X

X


Oficina de jornal








X



Apresentação do produto final









X


Avaliação
Os objetivos proposto foram alcançados graças ao empenho de todos os envolvidos. Os pais dos alunos se empenharam muito nessa tarefa, se dedicando ao máximo, bem como toda a equipe gestora e toda comunidade escolar. O jornal quando bem trabalhado e explorado este é um trabalho muito rico e abrangente, este é um material pedagógico maravilhoso, porque traz para sala de aula a sociedade e suas necessidades reais. As atividades com jornal auxiliaram no desenvolvimento social, contribuíram com a desenvoltura das crianças e combatendo a timidez. A experiência foi enriquecedora para o avanço do processo ensino-aprendizagem. Este projeto propiciou aos educando inserir-se no contexto informatizado e no mundo, interagindo, produzindo e transformando-se.

Autoavaliação
Cumpri todas as etapas previstas no projeto, e em cada uma delas, fiz uma avaliação para refletir os resultados obtidos. Durante a realização deste projeto, procurei fontes informativas para o enriquecimento do trabalho e planejamento das atividades propostas que contribuiu para o avanço das produções dos alunos. Esta proposta de trabalho contribuiu para que os alunos adquirissem mais gosto pela leitura. Pois, eles traziam informações de jornais para o contexto de sala de aula, no qual criaram debates sobre os temas presentes nos textos por eles selecionados. O uso de jornal portanto, contribuiu para que os alunos desenvolvessem habilidades de interpretar o que lê.









Um comentário: